Destaques

Sindmed-AC faz adesão a Campanha Novembro Azul

O Sindicatos dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) faz adesão a Campanha Novembro Azul com o objetivo de divulgar para a sociedade a importância em realizar o exame preventivo do câncer de próstata. A mobilização tem como meta detectar o problema ainda em fase inicial, aumentando as chances de cura.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 20% dos homens acabam tendo o diagnóstico quando estão na fase avançada da doença, aumentando a taxa de mortalidade para 25% dos pacientes.

O Ministério da Saúde informou que 14.484 homens morreram em 2015 por conta do câncer de próstata, o que representou um óbito a cada 36 minutos.

Homens com mais de 50 anos devem consultar o urologista regularmente, mas, para aqueles em que tenham parentes de primeiro grau com o histórico da doença ou pessoas negras, o indicado é iniciar as consultas a partir dos 45 anos.

O exame é sério e começa com o sangue, para a análise do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico), sendo que pode existir ainda o exame do toque e, caso seja necessário, uma biópsia da próstata pode ser requisitada.

A Campanha Novembro Azul é organizada pela ONG Lado a Lado com a Vida e pela SBU.

Para lembrar da campanha, o site do Sindmed-AC ficará azul, trocando a tradicional cor verde, conhecida pela categoria e pelas pessoas que acessam o www.sindmedacre.com.