Nota

Nota Explicativa

A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) informa que por falta de planejamento da superintendência do Hospital das Clínicas não havia anestesista para atender no mutirão. Assim, o gestor cometeu uma injustiça ao afirmar que havia profissional de plantão para atender as demandas de cirurgias eletivas.
No domingo, o hospital possuía apenas uma médica na modalidade de sobreaviso, ou seja, que não atua como plantonista. A profissional é chamada apenas para atender casos de urgência e emergência, não podendo se responsabilizar pela falta de capacidade administrativa da gestão que deveria convidar profissionais para compor uma escala específica atendendo em regime de no mínimo de 12 horas.
Assim que o Sindmed-AC tomou conhecimento da acusação, consultou os advogados para tomar medidas para responsabilizar a superintendência do Hospital das Clínicas pelos comentários que acabam gerando questionamentos sobre a competência do gestor que deixou de planejar com antecedência o atendimento.
É preciso afirmar também que a anestesista descrita como sobreaviso esteve na instituição para atender pacientes que necessitavam de intervenção urgente, demonstrando assim que ela não poderia estar realizando dois trabalhos ao mesmo tempo.
A diretoria deste Sindicato ainda se solidariza com as famílias que há anos aguardam na fila por cirurgias e que até o momento nada foi feito para solucionar o problema. Esta entidade ainda solicita abertura de procedimento administrativo contra a gestão do hospital para que eles sejam responsabilizados.
Rio Branco – Acre, 24 de junho de 2019

A diretoria do Sindmed-AC