Notícias

Sindmed-AC participa da organização do 1° Simpósio de Assistência ao Paciente Queimado

A diretoria do Sindmed-AC participou da abertura do 1° Simpósio de Assistência ao Paciente Queimado, na manhã desta sexta-feira (09/08), no auditório do Hotel Nobile Suítes. A qualificação, promovida em parceria com o Sindicato, com o CRM e com a Sesacre, possui como facilitadores os membros da diretoria da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).
Durante o evento, o presidente do Sindmed-AC, Murilo Batista, aproveitou para convidar a equipe de especialistas para levar o curso para os médicos de Cruzeiro do Sul, atendendo uma reivindicação da classe.
“O objetivo é oferecer a qualificação aos colegas, evitando gastos com viagens, hospedagem e inscrição, além de proporcionar o nivelamento do conhecimento oferecido aos colegas da capital e do interior”, informou Murilo Batista.
Sensibilizado pelo grave acidente registrado no rio Juruá, em junho, quando 18 pessoas acabaram feridas com a explosão de um barco quando era abastecido, o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, José Adorno, propôs a realização do simpósio, para que no futuro, os profissionais locais possam reforçar o atendimento aos pacientes queimados que exigem cuidados diferenciados para garantir maior número de sobrevivente.
“Transformamos essa tragédia de Cruzeiro do Sul em um alerta de que precisamos falar sobre queimaduras. Precisamos desenvolver as equipes locais, ajudar esses profissionais a desenvolver protocolo de atendimento inicial de maneira mais adequada. Primeiro, para garantir o maior número de sobreviventes diante de situações como essa. Segundo, para propiciar que eles tenham um tratamento mais adequado possível”, explicou.
A primeira-secretária, Jacqueline Fecury, explicou que todos os anos o Sindicato sempre oferece qualificação, proporcionando a troca de experiências, valorizando a classe.
“Simpósios e cursos representam oportunidades de qualificação, reforçando o debate sobre a necessidade de valorizar a classe que sempre busca o aprimoramento”, disse.
O vice-presidente, Guilheme Pulici, lembrou que a população será a principal beneficiada por poder contar com profissionais capacitados e responsáveis.